Gastronomia em Piratuba

Saiba mais sobre a gastronomia em Piratuba

Piratuba é uma cidadezinha tranquila e agradável, com pouco mais de 4 mil habitantes. Localizada na região oeste de Santa Catarina, o local tornou-se famoso por ter uma das melhores estâncias hidrotermais do Brasil. Além disso, a gastronomia em Piratuba é forte e conta com diversos festivais.

Suas águas sulfurosas apresentam propriedades terapêuticas, o que atrai muitos turistas que procuram relaxar e aproveitar a natureza. Outro ponto positivo é que a cidade investe em uma gastronomia farta e de excelente padrão.

Quem pretende visitar a região precisa se familiarizar com a gastronomia em Piratuba. Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer mais sobre o que cerca a culinária da cidade. Boa leitura!

Festivais Gastronômicos

Piratuba é uma cidade animada, que recebe festivais gastronômicos que abordam os mais diferentes tipos de pratos com ingredientes regionais. Em geral, as festas reúnem, também, cultura e arte.

O festival de inverno, por exemplo, são realizados nos meses de junho e reúnem apresentações culturais, artísticas, shows e muita gastronomia. A Festa do Agricultor é outra opção, que acontece entre julho e agosto. Nela, os turistas podem degustar um delicioso churrasco — comida muito tradicional na região.

Culinária alemã, italiana e cabocla

A cidade é muito influenciada culturalmente pela colonização alemã, italiana e cabocla — portanto, sua culinária não poderia ser diferente. As delícias podem ser saboreadas nos festivais, nas cantinas, nos restaurantes e nos hotéis espalhados pela cidade.

Como opções alemãs é possível experimentar salsichas diversas, eisbein (joelho de porco), kassler (chuleta de porco) e também pratos típicos com adaptações locais, como a cuca com farofa de banana e o marreco com repolho-roxo.

Para quem prefere a culinária italiana, as opções também são diversas: desde os tradicionais espaguetes e lasanhas, passando pela sopa de agnolini, polenta, tortéi, galinha caipira ao molho, pão caseiro, queijo colonial, frango a passarinho, codornas, entre outras.

Se você deseja conhecer mais sobre as possibilidades caboclas, é possível experimentar quirera com carne de porco, carne de boi ao molho, entreverado de pinhão, paçoca de pinhão, revirado de feijão com bacon, aipim com molho de frango, bolinho de fubá, doce de abóbora e canjica.

Bebidas tradicionais

O chimarrão — bebida típica feita a partir da erva-mate — é muito consumido na cidade. Além disso, os vinhos e espumantes produzidos na região vêm ganhando destaque no cenário nacional. O frio e a altitude catarinense são os principais responsáveis pela qualidade dos vinhos.

Os espumantes também não ficam atrás e já estão ganhando popularidade. Por isso, as vinícolas têm apostado cada vez mais na produção dessas bebidas. Durante os festivais, é possível provar, também, as boas cachaças fabricadas na região.

Pensão completa nos hotéis

Piratuba tem uma rede hoteleira forte. Atualmente, todas as hospedagens oferecem pensão completa, com um cardápio variado, elaborado e farto. Os pratos vão desde as típicas culinárias italianas e alemãs, passando pela comida caseira, campeira e típica da região. Entre os pratos típicos estão: costela ao forno, pernil à pururuca e moranga caramelada.

A gastronomia em Piratuba está diretamente ligada à sua cultura. Suas tradições e festivais ajudam a valorizar e a manter viva sua identidade histórico-cultural, além de estimular o desenvolvimento econômico da região. A combinação dos sabores e dos ingredientes garante pratos únicos que podem ser apreciados em diversas épocas do ano!

Gostou das informações? Está pensando em visitar a cidade? Para se hospedar com mais conforto, não deixe de conferir o que considerar ao escolher um hotel em Piratuba!

Sem comentários

Cancelar