Propriedades das águas termais

Quais são as propriedades das águas termais?

Os destinos que contam com águas aquecidas são muito procurados por turistas que desejam se divertir e relaxar ao mesmo tempo. Mas não é só isso que essas fontes naturais proporcionam. O líquido contém substâncias que fazem bem à saúde. Aliás, você conhece as propriedades das águas termais?

Saiba que são muitos os elementos presentes, todos eles resultado do contato do líquido com as rochas e o solo. Por causa disso, seus benefícios são sentidos e reconhecidos em todo o mundo — alguns deles, inclusive, são cientificamente comprovados.

Neste post, vamos explicar o que são as águas termais, quais são as propriedades nelas encontradas e os ganhos que trazem para o nosso organismo. Continue a leitura para conferir!

O que são as águas termais?

Emergidas do subterrâneo, as águas termais são um líquido rico e puro. Isso quer dizer que elas contêm diversas substâncias naturais e, além disso, estão livres de impurezas e bactérias. Por esse motivo, dispensam o tratamento aplicado na água que consumimos no dia a dia.

Suas temperaturas aquecidas, que variam de 37°C a 50°C — a depender da localidade —, estão relacionadas aos processos de vulcanismo ou ao ingrediente geotérmico, isto é, à variação do calor no interior terrestre, calculada de acordo com a profundidade.

No Brasil, diferentes destinos contam com águas termais. Um deles é Piratuba, pequena cidade localizada a 500 km de Florianópolis, em Santa Catarina. Seu complexo atrai diversos turistas que buscam um lugar tranquilo e seguro para se divertir e relaxar.

Quais são as propriedades das águas termais?

Os minerais, os nutrientes e os oligoelementos encontrados no solo e nas rochas estão na lista de propriedades das águas termais. Tais substâncias físico-químicas fazem um bem enorme à saúde, sem contar que muitas delas são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Capaz de renovar as células do nosso corpo devido à presença de gás sulfídrico, o líquido aquecido é rico em selênio e zinco. Além disso, pode conter até 2.000 mg de sais minerais oriundos do solo.

Não é à toa que as águas termais são muito usadas para fins terapêuticos e estéticos ou para o tratamento complementar de algumas doenças, como alergias, reumatismo e artrites, entre outras. Inclusive, a hidroterapia para curar problemas de saúde era conhecida pelos índios antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil.

Afinal, quais são os benefícios das águas termais?

Agora que você conhece quais são as propriedades das águas termais, saberia responder quais benefícios elas oferecem à saúde? Listamos alguns deles. Confira a seguir!

Atenua dores e controla a pressão arterial

O calor da água ajuda a aliviar a tensão muscular e diminui dores reumáticas, como artrite reumatoide e artrose, que comprometem as articulações e as cartilagens. Além disso, auxilia na vasodilatação e, consequentemente, na melhora da circulação sanguínea. Assim, o corpo pode aproveitar melhor os nutrientes que consumimos.

Relaxa e rejuvenesce

Quem já teve a oportunidade de mergulhar nas fontes de águas termais, sabe: ao elevar a temperatura do corpo, elas proporcionam sensação de bem-estar e acabam com o estresse e o cansaço — tanto físico como mental. Devido às suas propriedades, especialmente o silício e o pH alcalino, o líquido aquecido combate ainda o envelhecimento precoce.

Supre a perda de sais minerais

Conforme dissemos, as águas naturalmente aquecidas são ricas em sais minerais, como o cálcio, o manganês, o ferro e o zinco. Tais substâncias importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo são eliminadas quando transpiramos, por exemplo. Durante o banho com o líquido, ocorre a reposição desses elementos.

Então, aprendeu quais são as propriedades das águas termais e os benefícios para a saúde? Por fim, saiba que os ganhos trazidos pelo líquido só são reais se o contato for feito diretamente da fonte ou se a extração não comprometer a sua pureza.

Agora que você descobriu as substâncias presentes nas águas aquecidas, que tal visitar uma cidade conhecida por suas fontes naturais? Aproveite que está por aqui e veja por que Piratuba é um destino excelente para sua viagem!

Sem comentários

Cancelar